Para sua empresa crescer, independentemente seu segmento, é necessário captar novos clientes. É uma das principais regras de sobrevivência no mundo corporativo. Contudo, com um mercado cada vez mais competitivo, a tarefa de prospectar clientes tornou-se mais complexa. Nesta postagem, vamos explorar algumas formas de conquistar e fidelizar novos interessados no seu negócio.

Conheça os seus clientes

Será que você conhece bem os clientes no seu portfólio? Estamos nos referindo aos clientes com os quais você trabalha. Quais são as suas necessidades, motivações, desejos, características, pontos fortes e pontos fracos? Quais seus objetivos para os próximos 2, 5 ou 10 anos? Quando entendemos bem nossos consumidores, podemos com clareza definir o nicho de mercado no qual queremos atuar.

É bem significativa a parcela de empresas que têm dificuldades para prospectar novos clientes e um dos motivos para isso é a falta de conhecimento sobre esses potenciais compradores. Sabendo quais deles nós queremos atender, fica mais fácil conseguir encontrá-los, ou seja, o planejamento e o preparo para contatar as novas empresas acaba por ser bem direcionado. Dominar a atuação dos concorrentes também é fundamental: que clientes atendem? Como
tratam? O que ofertam? Onde ofertam? Que preços praticam? Que formas de fidelização realizam? Essa análise é imprescindível para que construamos a nossa estratégia de diferenciação e busca de construção de relações duradouras com os nossos clientes.

Aproximação é fundamental

Além de conhecer, você deve manter-se próximos dos clientes. É um meio certeiro de também atrair novos negócios. Então, busque compreender, mostrar-se disponível e, principalmente, fazer isso de uma maneira fluída. Quando uma empresa se aproxima de um de seus clientes e busca entender os diversos momentos os quais elas passam, torna-se mais fácil encontrar soluções que se encaixem bem com cada cliente. E, atualmente, há inúmeras ferramentas que permitem essa proximidade.

Mantenha-se no foco

Para ser visto por outros, você tem que ter visibilidade. Mostre a sua empresa para o público, seja por meio de outbound ou inbound marketing. Qual é o ideal para mostrar aos futuros clientes o que você pode fazer por eles?
Prepare um site, blog e redes sociais do seu negócio e faça com que o material seja visto. Acredite! Não basta estar no mapa, precisamos estar bem posicionados nele.

Monitore o mercado

Atrair novos negócios não é algo do momento, mas um movimento constante. Acompanhe as mudanças e aplique-as a sua forma de conquistar novos nomes. É importante adaptar-se às mudanças para continuar relevante. É necessário conhecer os novos anseios dos clientes para realizar ofertas compatíveis aos seus gostos, saber vender bem e monitorar o mercado de atualizações dos negócios. É possível constatar que muitas características dos consumidores da sua empresa são conciliáveis com as suas. Assim, será uma rotina de trabalho mais dinâmica e prazerosa para todos.

Fábio Araújo Pinheiro