Decisões para o seu negócio: saiba quais rumos seguir

negocio

Todos os dias, milhares de decisões são tomadas por empreendedores nos seus negócios. Caso uma decisão ruim seja tomada, pode vir a lhe custar muitos reais e perda de inúmeros empregos. A qualidade na tomada de decisões em qualquer negócio é a marca de um gestor de sucesso. Você também deve contar com as melhores ferramentas para aprimorar a sua gestão. Confira algumas dicas para auxiliá-lo a tomar boas decisões no seu negócio.

Estabeleça as Estratégias

Faça um planejamento estratégico. É nele em que são definidos os objetivos e metas a longo prazo para a sua empresa. É nesse momento que se faz um amplo diagnóstico da empresa e do ambiente de negócios no qual ela atua. No planejamento, o gestor deverá avaliar as fraquezas e as forças do empreendimento. Além de ameaças e oportunidades. Isso pode melhorar a qualidade na tomada de decisões no negócio. Um bom planejamento indica quais são os desafios a serem perseguidos pela empresa. E quando fica claro o que deve ser perseguido, também fica claro o que não deve ser. Com isso a organização otimiza a aplicação dos seus recursos no fortalecimento da alavancagem organizacional.

Estabeleça indicadores

Para gerenciar melhor o negócio, é fundamental que o gestor escolha indicadores certos. O progresso da empresa só será acompanhado caso os indicadores estejam bem definidos e sejam acompanhados. Como controlar o crescimento ou queda de um investimento? Estes são avaliados a partir dos indicadores. Suas variantes dependem das necessidades e dos objetivos pré-definidos.

Tecnologia para crescer

Se até microempresas contam com tecnologia de ponta e sistemas de gestão modernos para avaliar os seus negócios, você não deve fazer diferente. Sistemas de gestão bem implantados, aderentes aos processos da empresa e bem utilizados, geram informações ágeis e precisas, que proporcionam uma tomada de decisões muito mais rápida e assertiva. Os sistemas também contribuem significativamente para automatizar processos e eliminar atividades que não agregam valor, além de diminuir a burocracia.

Conte com a ajuda de consultorias especializadas

Ter como parceiro uma consultoria especializada em Gestão, ajuda o empreendedor a potencializar o negócio, através da aplicação de conhecimentos técnicos específicos, que auxiliam no diagnóstico e proposição das mudanças necessárias para proporcionar a alavancagem organizacional. Dificilmente um empreendedor terá tempo para tocar o seu negócio e ainda promover todas as mudanças necessárias em todas as áreas para tornar-se ainda mais competitivo. Seja a comunicação, marketing, vendas, finanças, qualidade, gestão de resultados e afins. Uma consultoria especializada adicionará competências fundamentais para o fortalecimento do seu negócio.

consultoria negócios

Carlos Eduardo Bandeira Araújo

Sócio e Consultor da Parceria Consultores

Especializado em BPM (Gerenciamento de Processos de Negócios) e Gestão Estratégica com mais de 20 anos de experiência.