Planejar é primordial no mundo dos negócios. Sem um bom plano, as surpresas do mercado podem levar sua empresa à falência mais rápido do que você imagina. Só idéias, liderança e capital não mantém a empresa viva no mercado. É essencial ter um Business Plan!

 

Pensando nisso, selecionamos 5 dicas rápidas e pontuais para que você enquanto profissional e empreendedor não caia nessa armadilha!

– Insira informações práticas e dados relevantes
Um bom Business Plan precisa ser direto. No momento de documentar os planos, evite informações inúteis. Assim será mais fácil a passagem do planejamento para seus futuros colaboradores. Uma análise SWOT é uma boa opção.

– Conheça o mercado
Existem nuances do mercado que precisam ser levados em consideração. É sempre prudente observar e conhecer o mercado no qual você pretende se inserir, conhece os clientes potenciais e concorrentes que já atuam, dentre outras informações.

– Construa um Canvas
O canvas é uma ferramenta que ajuda as empresas a entender seus projetos holisticamente. Selecionamos alguns dos termos mais usados, mas você pode organizá-lo baseado em sua realidade.

4- Saiba seus limites de investimento

É preciso ir além de aspectos como investimentos em espaço físico, presença online, abertura do negócio, e impostos. Existem aspectos externos imprevisíveis que devem ser levados em consideração. Não esqueça também de projetar o faturamento de forma realista, demonstrando a sua evolução. Outro aspecto crítico e que constitui uma das maiores armadilhas se não considerado adequadamente, é o capital de giro necessário para pagar os investimentos e cobrir as despesas até que o faturamento atinja o ponto de equilíbrio. Projete TODOS os investimentos, receitas e despesas.

5- Não faça projeções muito longas

A recomendação é realizar uma projeção para os cinco primeiros anos, sendo o primeiro ano dividido em projeções mensais. A cada final de ano, deve ser feita uma avaliação do mesmo e detalhadas as projeções mensais do ano vindouro.

Essas são apenas algumas dicas que podem auxiliar você no seu Business Plan. Para uma análise detalhada e com garantia de assertividade, contamos com um time de consultores com experiência e sempre a postos para conversar, dividir um café e compartilhar experiências.

Carlos Eduardo Bandeira Araújo

Sócio e Consultor da Parceria Consultores

Especializado em BPM (Gerenciamento de Processos de Negócios) e Gestão Estratégica com mais de 20 anos de experiência.