Um bom empreendedor precisa estar sempre “um passo a frente”, pensando no futuro do seu negócio e observar o seu redor. Há sinais de falta de planejamento na sua organização? Essa é uma pergunta complexa que pode abrir brechas para diversas dúvidas.

Muitas vezes, uma empresa pode estar passando por uma falta de planejamento mas ainda obter lucros. Porém, os riscos do resultado não continuar vindo torna-se cada vez maior. Planejar é, acima de tudo antecipar-se e com isso, evitar problemas e aproveitar oportunidades.

Pensando nessa possibilidade, encontramos junto a nossos colaboradores sinais que denotam essa possibilidade. Confira:

  • Sua empresa não realiza um planejamento estratégico anual

Vocês não param, pelo menos uma vez por ano, para realizar uma reflexão e um diagnóstico estratégico e, desse modo, traçar metas e definir projetos.

  • Você tem dificuldade de compartilhar

Sua cabeça está repleta de idéias e projetos mas você não consegue compartilhar com sua equipe.

  • Você conta com várias planilhas, mas a informação não está integrada

Mesmo que conte com diversas planilhas criadas e organizadas, você não consegue perceber uma simbiose entre as informações que elas apresentam, dificultando a tomada de decisão.

  • Não há conexão entre metas, projetos e pessoas

Suas ações não estão sendo vistas holisticamente. Você cria metas que não possuem uma boa logística enquanto projetos e que não cabem na rotina já estabelecida de seus colaboradores.

  • Você não consegue reunir os líderes para avaliar o andamento dos planos e projetos estratégicos

A rotina do dia a dia não permitem que você realize reuniões com a sua liderança para discutir as estratégias traçadas, o atingimento das metas e o andamento dos projetos.

  • Seus colaboradores não se comunicam com você sobre prazos ou atrasos

Seus colaboradores conseguem agir de forma independente, mas você enquanto líder, não sabe dos prazos ou atrasos

  • O mercado anda mais rápido que sua empresa

Mesmo possuindo metas, você percebe que o mercado está sempre um passo à sua frente, e sua organização não consegue acompanhá-lo.

  • Você não consegue acompanhar o desenvolvimento de projetos

O andamento dos projetos não possui uma plataforma que o permita acompanhar corretamente o seu desenvolvimento.

  • Você não consegue tomar decisões na hora certa

Por não ter acompanhamento dos projetos, você não consegue tomar decisões na hora certa e nem conta com as informações adequadas para isso.

  • Você não conta com um sistema de planejamento estratégico

Não há ferramentas que o auxiliam na criação de novos projetos, seus planejamentos não se concretizam.

Se pelo menos 3 desses sinais estão enraizados em sua empresa, é necessário que ligue o alerta. Uma consultoria pode trazer um grande auxílio para enfrentar todas essas questões, com conhecimento, método e ferramentas, tudo bem estruturado, objetivo e sem complicações.


Desejamos sucesso nessa empreitada.

 

Carlos Eduardo Bandeira Araújo

Sócio e Consultor da Parceria Consultores

Especializado em BPM (Gerenciamento de Processos de Negócios) e Gestão Estratégica com mais de 20 anos de experiência.