Aliando gestão de negócios e tecnologia, é possível potencializar os resultados de uma empresa, através da gestão de processos. Em se tratando dessa questão, sempre surge uma dúvida: afinal, se eu não aderir a esse tipo de gestão, o que pode acontecer?

Sem uma gestão efetiva dos processos da sua empresa, ela perderá em eficiência e eficácia, terá atividades desnecessárias e que não agregam valor ao negócio e custos mais elevados que o necessário, permitindo que ela possa ser ultrapassada pelas concorrentes. Para além de um modelo de gestão estruturado, também é necessário alinhá-lo com os seus funcionários: se eles não entenderem do que se tratam e como funcionam os processos e de que forma eles colaboram diretamente para o bom andamento da própria atividade, é pouco provável que a sua organização obtenha êxito nessa estratégia.

Isso também afeta diretamente na percepção do cliente em relação ao seu produto ou serviço. Por mais que o que você oferte seja bom, imprescindível ao cliente e superior aos concorrentes, o consumidor dificilmente terá um olhar que sentencie que a sua é, de fato, a melhor opção.

Pense em negócios que oferecem exatamente o mesmo serviço. O que diferencia um plano de saúde de outro, por exemplo? Vantagens em relação ao atendimento é um dos pontos cruciais dentro desse processo. No entanto, como o profissional poderá suprir qualquer dúvida do cliente se o mesmo não estiver alinhado com o que acontece dentro da empresa?

Nada é pior para um negócio do que um profissional que não consegue compreender a situação do cliente e nem o oferecer uma solução. A gestão de processos chega exatamente para evitar que esse tipo de comportamento se torne padrão na sua empresa.

Afinal, qual a importância disso?

Para além de um diferencial, a gestão tornou-se uma obrigação em meio a um mercado tão concorrido. Integrar os funcionários aos sistemas da empresa é a melhor opção para tornar todas as tarefas mais simples.

Além disso, esse modelo também ajuda na concentração dos funcionários em suas atividades, gerar indicadores de desempenho mais precisos e tornar instrumentalizadas novas abordagens, além de diversas outras vantagens.

Existem muitas dificuldades para a implantação?

Existem algumas dificuldades iniciais para o processo. Um dos principais problemas apontados por muitos gestores que adotam esse modelo de gestão nas suas empresas é a falha de comunicação, antes e durante a implementação. Antes do entendimento dos processos – como já foi supracitado – é importante informar sobre os benefícios individuais e gerais dessa mudança. Cientes do que acontece, a equipe não sente receios desnecessários e se empenha para se adequar ao que vai surgir pela frente.

Caso você deseje aprimorar ou redesenhar os seus processos, conte com a Parceria Consultores. Ajudamos você a construir processos otimizados, padronizados e documentados. Com isso, você terá um alto nível de segurança e confiabilidade nas suas operações, bem como maior eficiência nas operações empresariais.

Gestão de Processos planejamento negócios gestão

Carlos Eduardo Bandeira Araújo

Sócio e Consultor da Parceria Consultores

Especializado em BPM (Gerenciamento de Processos de Negócios) e Gestão Estratégica com mais de 20 anos de experiência.