Que atire a primeira pedra quem nunca teve aquela sensação de que um excelente profissional de sua organização estava secretamente buscando oportunidades melhores. Obviamente, sabemos que planejamento de carreira não é uma realidade para muitas pessoas. A grande maioria caminha procurando oportunidades baseando-se apenas na remuneração oferecida.

Independente dos motivos que levam a essa situação, a Gestão de Pessoas dispõe de uma excelente ferramenta para motivar e reter talentos: o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração. Num momento onde as organizações estão cada vez mais focando no desenvolvimento humano, utilizar-se do plano pode ser uma vantagem muito competitiva para o empresário, visto que haverá um alinhamento claro de expectativas entre colaborador e empresa contratante.

A Parceria Consultores trabalha desenvolvendo o PCCR a partir da análise da cultura e dos contextos da organização. Após isso, são definidas algumas regras a respeito de salários, critérios para promoção, mapa de carreira e benefícios, tudo isso em total alinhamento com os objetivos estratégicos da organização.

Enumeramos alguns pontos a considerar sobre o PCCR e por que implantá-lo e como ele pode ajudar empresas a promover um ambiente estimulante e meritocrático.

Confira:
1- Minimiza problemas trabalhistas

O PCCR define precisamente a descrição de um cargo, suas atividades e remuneração. Essa descrição corresponde ao que se faz e como se faz, determinando os fatos ou elementos que compõem a natureza de um cargo. Com isso, é possível evitar ações trabalhistas devido equiparação salarial ou acúmulo de funções. É importante que na contratação, o colaborador fique ciente de todas as atividades do cargo e que ele conheça o Plano proposto para aquela função.

2 – Otimiza a atração e retenção de talentos

Uma das principais queixas de colaboradores é sobre a falta de reconhecimento. Por esse motivo, é importante que as áreas de RH acompanhem e façam mapeamento das competências de cada colaborador, se possível auxiliando a fazer uma boa gestão de suas carreiras. A possibilidade de crescimento é um dos principais fatores para a
retenção de talentos, mantendo-os comprometidos com suas carreiras e com os próximos passos estratégicos da empresa.

3 – Fortalece o senso de transparência, justiça e meritocracia.

É muito importante ter critérios bem definidos sobre a possibilidade de crescimento horizontal (faixas dentro do próprio cargo) e os requisitos necessários para o crescimento vertical (assumir outros cargos e responsabilidades). O colaborador precisa saber claramente quais são os requisitos necessários para seu crescimento dentro da organização, a fim de que ele possa visualizar sua possível evolução, o que necessita fazer e qual resultado precisa entregar para a empresa. O plano de cargos possibilita maior transparência nessa relação entre colaborador e empresa, procurando evidenciar de forma organizada e estruturada como é aplicada a administração das pessoas nos respectivos cargos possíveis e previstos na empresa.

O grande desafio para as empresas é utilizar a melhor comunicação possível na implantação do PCCR, a fim de controlar as expectativas dos colaboradores, para não gerar dúvidas ou imediatismo, além de deixar claros os reais benefícios desse plano.

Além da implantação, também é um grande desafio a continuidade do plano. É por isso que recomendamos uma conversa com um de nossos consultores para fazer todo o diagnóstico e avaliação do seu negócio e planejar todas as etapas necessárias para alcançar os objetivos.

Envie-nos suas dúvidas ou fique à vontade para compartilhar conosco suas experiências.