Todos nós buscamos obter uma maior produtividade no trabalho. Para isso devemos definir e seguir uma rotina. Não ter um cronograma afeta diretamente a produtividade. Ao mesmo tempo, um funcionário também não pode ser muito rígido consigo mesmo e deve aproveitar as oportunidades de descanso para relaxar e, consequentemente, retornar à rotina do trabalho com mais tranquilidade.

A rotina ajuda na organização e no controle diário. Definir uma rotina também é benéfico para garantir uma boa fluidez nas atividades a serem executadas. Por isso, essas dicas para te auxiliar a melhorar o seu dia a dia no trabalho e gerar mais resultados.

O primeiro passo é o planejamento

É muito difícil e normalmente improdutivo, atuar numa Organização sem planos. Ao se montar um planejamento, é necessário ter alguns pontos em mente: visão de futuro, organização, utilização de recursos, entre outros. Por isso o planejamento é essencial para iniciar uma rotina mais proveitosa.

Seu ritmo não deve ser definido em cima de cada atividade a ser executada, e sim, deve ser considerado tudo o que está interligado. Dedique um tempo para estudar o objetivo de uma atividade antes de executá-la. Assim, segundo a sua percepção, você acabará estipulando o tempo que você deve gastar nessa tarefa.

Controle o andamento das demandas

Após estipular o tempo e o desenvolvimento de uma demanda, você deve certificar-se que aquele objetivo foi concluído. Não adianta apenas ter uma rotina, é importante também ter controle sobre sua execução.

A sugestão é que você, periodicamente, analise tudo o que foi resolvido e se a forma com a qual a execução foi bem conduzida. Para isso é fundamental contar com o apoio da tecnologia. Ferramentas de gestão de projetos e de tarefas são um poderoso aliado tanto na definição quanto no acompanhamento das ações.

Pause e respire

No seu cronograma, também é imprescindível separar alguns momentos para pausas. É necessário adicionar um tempo para descansar. Mas lembre-se de que estes momentos não serão uma fuga.

A frequência dessas pausas depende do tipo de atividade que está sendo realizada. Movimente o seu corpo, alimente-se bem, converse com outros funcionários. Tudo isso vai ajudar a melhorar o seu desempenho e a qualidade de vida na empresa.

Saiba como focar

Embora realizar várias atividades ao mesmo tempo seja possível, a produtividade e o desempenho de cada uma sofre uma queda. Mantenha o foco para ter uma rotina saudável. Uma forma interessante de conseguir se concentrar melhor é desligar as redes sociais, deixar o celular no silencioso e não checar tanto o e-mail.

Claro que estamos cientes de que é impossível se desconectar completamente do mundo, principalmente por conta do trabalho, mas se tornar menos dependente desses dispositivos na empresa é uma forma de melhorar o seu desempenho nas atividades profissionais.

Toda empresa deve se preocupar com a rotina dos seus profissionais. Isso assegura mais produtividade e maior competitividade.

organizacional

Carlos Eduardo Bandeira Araújo

Sócio e Consultor da Parceria Consultores

Especializado em BPM (Gerenciamento de Processos de Negócios) e Gestão Estratégica com mais de 20 anos de experiência.