Se pensarmos globalmente no mercado, muitas das marcas mais conhecidas na atualidade são jovens. Ocorre também que essas mais novas engoliram outras que pareciam que seriam eternas, como no caso da BlockBuster e da Netfllix. Quem imaginaria que as Blockbusters espalhadas pelo mundo desapareceriam como fantasmas? O mesmo aconteceu com a Kodak, engolida pela fotografia digital.
Existem muitos motivos que levam uma marca dita consolidada à falência, e uma delas é o apego às tradicionais formas de fazer negócio. A nostalgia não é uma opção no mundo atual. Toda empresa pode se apropriar da sua experiência, mas se renovar sempre. o desafio é unir tradição com modernidade. E o papel do líder é dar a direção
e isso exige uma visão de longo prazo e um constante exercício de se questionar. Os melhores líderes são sempre os mais inquietos, que nunca estão “satisfeitos” com as conquistas atuais. Afinal, elas foram importantes até agora, mas não garantem a longevidade no futuro.
Outro ponto é a falta de um plano estratégico. O planejamento é uma ferramenta que deve ser utilizada no presente para guiar futuro. Afinal, planejar é avaliar as implicações futuras das decisões tomadas hoje. Não existem empresas consolidadas, e sim empresas que se renovam e se mantêm fortes ao longo do tempo. Logo, saber aonde se quer chegar é importante, mas traçar o caminho até esse objetivo é o diferencial que toda empresa precisa ter. O exercício de definir as estratégias, implantar e gerenciar metas e planos e rever a estratégia novamente, é o que possibilita a manutenção do olhar no longo prazo e faz com que as organizações se antecipem e se tornem cada vez mais competitivas.
Nós somos especialistas em estratégia. Reunimos metodologia, experiência e a melhor tecnologia para elaboração e gestão do plano durante toda a sua execução. Fale conosco, teremos prazer em te ajudar.