Endomarketing: A melhor estratégia que sua empresa pode ter
Investir em marketing, melhorar o relacionamento com clientes, realizar pesquisas, melhorar o pós-venda. Tudo isso traz grandes resultados. Mas esse artigo quer te mostrar uma das melhores estratégias para sua empresa alcançar os objetivos.
É bem provável que você tenha todas as ações acima em execução dentro de sua empresa. Não temos aqui a intenção de dizer qual é a mais importante, pelo contrário; queremos colocar o assunto a seguir no mesmo alto nível de importância das demais ações relacionadas anteriormente. Queremos falar sobre a importância de uma boa política de Endomarketing.
Em nossa experiência dentro do mundo corporativo, é cada vez mais comum vermos executivos preocupados com planejamento sem contudo notar um pequeno detalhe: são as pessoas que fazem parte da organização que determinam o sucesso da estratégia. São elas que assumem postos de execução das tarefas e que integram o processo implantado.
O Endomarketing nada mais é que um conjunto de ações voltadas para seu público interno: sua equipe. Pense nisso: sua equipe é como se fosse seu cliente. Seu colaborador propaga não somente seu produto ou serviço; ele é também porta-voz da missão e dos valores de sua organização.
Por isso, ao desenvolver uma cultura organizacional através de ações de Endomarketing, haverá não somente tendo um colaborador motivado no dia-a-dia, como também promoverá o engajamento de sua equipe, criando um ambiente de harmonia e produtividade. Consequentemente, desenvolver ações pontuais com o foco na equipe, vai resultar no melhor atendimento do cliente.
Enumeramos dois pilares básicos para um bom Endomarketing:
- Comunicação: Quanto mais informado o colaborador estiver, mais engajado ele será. Saber claramente o que esperam dele, conhecer profundamente a visão e os valores da empresa e ter um canal direto para falar sobre suas dificuldades, são diferenciais num mundo onde as informações correm de forma muito rápida. Evite que assuntos importantes corram pelos corredores da empresa. Crie um canal de comunicação entre empresa e colaborador.
- Valorização: Reconhecimento é o principal motor da motivação. Congratular seu colaborador por suas conquistas e incentivar uma cultura de reconhecimento mútuo entre os colegas de trabalho, pode ajudar na produtividade de sua equipe.
Como vimos, o Endomarketing engaja, aproxima e valoriza os colaboradores. Porém, não deixe de pensar nessa ferramenta desde o processo seletivo. Nem sempre um treinamento será suficiente para encaixar um colaborador dentro da cultura que a empresa valoriza. O ideal é garimpar talentos e seguir ensinando pelo exemplo.
Temos muito para compartilhar sobre esse assunto e queremos saber a respeito de sua experiência!
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