Acompanhar o desempenho da sua empresa é fundamental para poder analisar atentamente toda a evolução, para fazê-la crescer mais ou evitar imprevistos. Por meio da gestão por indicadores, é possível identificar falhas que prejudicam os processos e o alcance de metas de resultados estabelecidas. Isso permite ao gestor melhorar significativamente a qualidade da tomada de decisões no dia-a-dia.
Mas quais são os indicadores fundamentais para analisar o crescimento da sua companhia?
Qualidade
Os indicadores de qualidade estão ligados aos processos da empresa, seja o processo de produção de um produto, processo de compra e venda ou de prestação de serviços. Sua principal finalidade é visualizar as possíveis inconformidades que podem acontecer na execução de atividades vitais. A medição do nível de avarias dos produtos, por exemplo, comparando com o índice que foi estabelecido como aceitável. A manutenção de padrões de qualidade é fundamental para fortalecer a credibilidade dos produtos ou serviços que são ofertados aos clientes.
Vendas
Quanto maior for o número de percentual de vendas concretizadas pelos negócios oferecidos pela sua empresa, melhor. O crescimento desse indicador indica os esforços que estão sendo compensados. Uma vez que o resultado de suas vendas esteja insatisfatório, é hora de repensar as estratégias do seu negócio.
Faturamento
Trata-se do valor total arrecadado por uma empresa oriundo das suas vendas. E também corresponde a um dos principais indicadores para qualquer empresa. Por meio dele, podemos avaliar o desempenho de um setor de vendas e analisar quais investimentos deverão ou não ser aplicados para garantir maiores resultados.
Lucros
Os lucros são os valores obtidos após todos os compromissos serem honrados. Ou seja, é o valor restante. Uma empresa sem lucros simplesmente não consegue se manter no mercado. É o lucro que, devidamente reaplicado no negócio, garante a sua longevidade.
Satisfação dos clientes
A satisfação de clientes é o que assegura a sobrevivência de uma empresa. Pesquisas de satisfação, resultados, enquetes e afins podem ajudar a você medir como os clientes se relacionam com os produtos oferecidos por sua companhia.
O acompanhamento dos indicadores de desempenho, apesar de ser vital, não é uma tarefa tão simples. É preciso definir objetivos estratégicos e ter clareza sobre quais são os processos principais da organização, a partir da sua cadeia de valor. Em seguida, são definidos os indicadores que irão medir os objetivos e os resultados gerados pelos processos críticos. Com base nisso, são definidas metas de melhoria e de alavancagem, projetos e planos de ação, para que essas metas sejam atingidas. Contar com uma consultoria especializada para realizar essas definições é fundamental, uma vez que ela aportará uma metodologia que pode potencializar a implementação desse modelo.